INSTALAÇÕES

 

Assim como a definição de Sol LeWitt :

“Em arte conceptual, a idéia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Quando um artista usa uma forma conceptual de arte, significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte.”

 

Os conceitos de criatividade podem ser vistos e vividos nas criações tanto de âmbito artístico (expressiva) como de design (produtiva), em que a necessidade impele o profissional a compreender, relacionar, ordenar, configurar e significar.

 

O espectador pode refletir sobre estes âmbitos, relacionar até mesmo esta sensação de dubeidade, ligar aos demais âmbitos desejados e às reflexões possíveis despertáveis.

 

Interagir com o observador, despertando a reflexão sobre a influência das necessidades da produção em massa, do uso de matéria prima, e atual situação do mundo em aspectos ambientais e humanos.

 

 

Com o mundo em crise, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa, após a Segunda Guerra Mundial. Para tal, tudo o que é produzido passa por uma esterilização que simplifica, basicamente, as formas e torna-as conceituais, atrativas e práticas. Passa a ser atribuído aos produtos um valor essencial: a funcionalidade. Este processo adaptou-se à arte, e nessas obras se explora sua reflexão.

 

Em o paliteiro, ou maquina de palitos?, 2007 a utilização da apropriação de elementos do ambiente somado a elementos e signos que comunicam por sí permite vinculá-la a certos conceitos do readymade e até mesmo ao cartoom.